Grupo Terapêutico

Luto e separação.

       O luto normal é uma resposta saudável a um fator estressante que é a perda significativa de um ente querido. Quando tange a uma resposta saudável, implica na capacidade de expressar a dor. Seja reconhecendo, reajustando e investindo em novos vínculos.

       Contudo , quando esses recursos são escassos, pode levar ao processo de luto complicado. O luto complicado é manifestado por sintomas físicos e mentais que fortemente propiciam a negação  e a repressão da dor pela perda. Encontram-se incapazes, pressionados pela sociedade a se controlar, não manifestar suas tristezas, e, por consequência, se sentem solitários, frágeis e depressivos (Parkes, 1998).

      Nesse sentido, muitos enlutados não conseguem restituir a perda. Não receberam apoio suficiente capaz de amenizar o sofrimento, ou não se encontraram encorajados a solicitar algum tipo de auxílio (Crepaldi & Lisboa, 2003). No entanto, algumas delas acabam por buscar ajuda, nos consultórios médicos e psicológicos, com intuito de findar com a dor e a reorganização de suas vidas.

        A ideia do luto não se limita apenas á morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais ou simbólicas durante o desenvolvimento humano. Assim sendo, pode ser vivenciado por perdas que perpassam pela dimensão física e psíquica, como os vínculos significativos com aspectos pessoais.

        Sendo o luto um processo lento e doloroso, o que o psicólogo, um profissional da saúde, pode fazer nesse momento difícil do rompimento de um vínculo afetivo? O que fazer com a dor? Como lidar com a raiva? Qual seria o mais adequado manejo para essas situações?

Folder em anexo.

Aberta as inscrições para o grupo terapêutico, que será mediado pela psicoterapeuta Marlene Krewer.

CRP:12/14118

Site: http://herpichclinicaintegrada.com.br/

E-mail:contato@herpichclinicaintegrada.com.br

Fone: (48)3344-3982 WhatsApp: (48) 98500-0212/  (48) 99651-6240

RUA: MARCOS ROBERTO DE SOUZA, 155/ RIO GRANDE/ PALHOÇA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *